Especificidade estruturante - personalidade

Cada ser humano realiza um resumo de todas as variáveis que o estruturam: relação com a família, com a sociedade, a educação, suas vivências, seus comportamentos, medos e desejos, tudo isto é resumido de uma forma específica em cada um. É quase um imperativo, uma necessidade, sempre contingente.

O processamento de relações é realizado pelo autorreferenciamento ou pela disponibilidade, ensejando sempre novas configurações e, assim, contextos e atitudes são estruturadas. Uns se caracterizam pelo orgulho, outros aceitam o que lhes é propiciado, outros ainda pagam para ver, desconfiam. Tudo isto constitue o que se poderia chamar de o ponto básico de cada um. Não é uma tendência, tampouco um instinto, é o resultado final de processos que estruturam contextos de valores, de significados que permitem mapas organizadores e sinalizadores. Isto é o que faz com que se saiba com quem se lida, o que atinge ou é indiferente ao outro.

Tendo sido educado e aceito para sobreviver, não importa como, a especificidade individual será sempre sobreviver a qualquer preço, mas, mesmo aí, surge uma série de diferenças pois este processo, às vezes, é realizado pela submissão, outras pela revolta, outras ainda pela ganância, pela falta de escrúpulos e pudor para atingir o que se deseja.

Quando se é aceito não em função de necessidades, mas sim pela constatação de possibilidades, as transcendências aparecem, e esta é uma atitude característica e específica:  transformar necessidades, transformar contingências em disponibilidade.

Estar sempre se questionando, tomando e abandonando posições, aceitando a impermanência sem dela se apropriar, conduz a mudanças e encontros sem manipular os outros, sem inseguranças, sem duvidar de si mesmo. A continuidade da transitoriedade não espedaça nem fragmenta, pois não havendo o que ganhar (metas), não há o que perder (medos). Esta lucidez, pode configurar coragem, coerência e solidariedade, tanto quanto impermeabilizar às circunstâncias. Este momento pode desestabilizar a sobrevivência e, então, questionamentos se impõem para continuar transcendendo limites.

As especificidades, os pontos básicos de cada um, indicam dinamismo ou posicionamento, fazem com que se mantenha ou destrua características próprias. O processo é reversível e dinâmico, embora se desenvolvendo em uma estrutura que configura o perfil de cada um, a personalidade. Quanto menos limitado pelo que o estrutura, mais livre, menos previsível é o indivíduo.





“Do Mundo Fechado ao Universo Infinito”, de Alexandre Koyré


verafelicidade@gmail.com


Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais