Inesperado




Inesperado é o que solapa ou o que magicamente realiza desejos e sonhos.

Estar à mercê nem sempre é uma atitude que se escolhe. O acaso permeia e situa tudo que está em nossa volta. O acaso e a necessidade, a contingência e o limite, o possível e o impossível, o desejo, o mundo, a vida, a morte, tudo isso se constitui no processo esperado e inesperado. As perpendiculares que se cruzam, que se encontram, que se esbarram são o inesperado, o próprio do processo tanto quanto seu impróprio, seu avesso.

Uma paixão, um desejo, um cair doente são inesperados, entretanto, só acontecem a alguém ou a alguma coisa, ou seja, tem sempre um ponto de encontro, de captação.

As grandes tragédias inesperadas são, por definição, sempre esperadas: é a falta de manutenção do avião, é o erro de sincronização, é a confluência do absurdo no real, é o encontro. Coincidir é esperar, é ter o espaço e o tempo para receber, tanto quanto o inesperado é o incongruente, o que não coincide. Às vezes o inesperado coincide, encaixa e amplia contextos, encontros, realidades, outras vezes ele as nega, devastando-as.

O horizonte das expectativas, os dados individuais criam condição de espera e não espera. O que não se espera acontece e às vezes não é significado como inesperado dado à não significância de sua ocorrência. O pulo no escuro, o salto no abismo são sempre esperados e quando efetivados realizam o inesperado pois seu resultado oscila entre acerto e erro. Esses referenciais são os moduladores do inesperado. O existir das possibilidades edifica e neutraliza o inesperado: é o resultado, solução final de processos já anteriormente vivenciados e configurados, embora, por definição, anômalos (ou seja, regulados por anomia).

Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais