Para confiar é preciso disponibilidade



A confiança é estruturada pela crença no outro. Para confiar em alguém é preciso estar disponível para o outro, totalmente presente, é necessário que se aceite ser como se é. Se não há aceitação de si, não há disponibilidade, consequentemente o outro é comumente visto como o que vai preencher faltas, realizar expectativas ou ameaças.

Os sistemas sociais, a sociedade em geral, o clã e a família resumem a disponibilidade e a não disponibilidade como obediência ou desobediência, e assim impõem e condensam regras. Aumentam os obedientes e os desobedientes, inseguros, sem disponibilidade, cheios de carência, reclamações e medos. Quanto mais expectativa, quanto mais necessidades, menos confiança.

Confiar é participar, é estar diante sem prévios, sem demandas, sem busca de resultados. Exatamente por estar comprometido e cheio de propósitos é que se torna difícil confiar, consequentemente acreditar, participar e perceber o que acontece enquanto acontecimento, independente do mapeamento de suas direções para o futuro ou da decorrência do passado.

Confiar é acreditar, é a crença, contexto da integração. Vivência dificílima quando se vive em função de resultados, desejos e medos.

Comentários

  1. Acredito que a confiança não deve ser limitada pelas normas sociais ou pelas regras impostas pelos sistemas. A confiança deve ser construída com base na liberdade, abertura, honestidade e aceitação mútua. Quando confiamos no outro, estamos dispostos a aceitá-lo como é, sem exigir que ele preencha nossas faltas ou realize nossas expectativas. A confiança é uma experiência de participação plena, onde estamos totalmente presentes no momento, sem a busca de resultados ou expectativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato João, mas é preciso não esquecer que confiar ou nåo confiar depende da estrutura de personalidade. Pessoas inseguras, ambiciosas, cheias de problemas estão tão focadas em seus desejos ou problemas que não têm disponibilidade para os outros, para o que está acontecendo, não confiam salvo por estratégia.

      Excluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais