Entendendo a imposição dos fatos

 


 

O conhecimento ou desconhecimento do que ocorre não é responsável pelo que ocorre. Na visão idealista é a ideia que cria a matéria. Nesse axioma, tomar conhecimento de um problema, de uma catástrofe climática que nos atinge, por exemplo, é o que trará mudança. Não é verdade. Quase três décadas de conferências sobre o clima apenas servem para gerar etiquetas, criar rótulos e vender selos de sustentabilidade e boa imagem para governos, países e empresas.

 

O que é claro é que apenas por meio de mudanças de atitudes governamentais é que é possível encarar a questão climática de forma eficiente. Para isso teríamos que não subordiná-la a interesses econômicos. Isso requer uma nova ordem econômica mundial. É uma mudança que não depende de desejos. É uma necessidade que surgirá quando forem inviabilizados os interesses atingidos pelas questões climáticas. Não depende de opiniões pessoais. Não é uma questão subjetiva, é uma questão estrutural do atual sistema capitalista neoliberal. Só com a mudança dele haverá salvação da escalada destrutiva do meio ambiente. E de quem depende isso? Não é do indivíduo. Não embaralhar os polos do processo é fundamental para configurar os graus de exploração e alienação. Se uma crise decorrente das questões climáticas destruir polos de produção, zonas industriais e cidades importantes para o sistema econômico, tudo vai mudar e aí novas percepções e compreensões surgirão. 

 

Nada preexiste, nem subsiste ao que acontece, enquanto acontecimento. Lutar, reivindicar mudança de atitudes individuais é chover no molhado, ou devastar o devastado. Não bastam regras, é necessário que se perceba diferente o que acontece, com todas as suas nuances.

Comentários

  1. Vera, como se dá o desejo, o que é desejo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo é sempre uma aspiração, consequentemente resulta de não aceitação do presente.

      Excluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais