Lições


 

Atualmente é comum ouvirmos ensinamentos, orientações, regras sobre inúmeras situações, atitudes e comportamentos. Assistimos um enorme aumento de cursos/tutoriais, diretrizes sobre o que e como fazer. É quase como se tudo fosse um grande galpão de aprendizagem. Ir além do saber convencional, aprender com a vida, descobrir como tudo ensina é um dever, transformado também em necessidade. Acontece que toda essa ideia de sempre aprender está ligada à busca de resultados satisfatórios como sendo se dar bem, trazendo também implícita a ideia de luta, competição, medo e vidas desiguais em peso ou valor. Quanto maior o desejo de conseguir e o empenho para superar, maiores os impedimentos, maiores os comprometimentos, consequentemente o anseio de tudo aprender. Se empenhar em saber o máximo é uma ampla prisão na qual são alojados propósitos ou metas de realização. O passar e continuar da vida é visto como uma grande arena, onde lutas devem ocorrer e vitórias precisam ser conseguidas.

 

Estar bem com o outro, com o mundo, consigo mesmo, vivenciando o que ocorre enquanto ocorre é a única vivência que permite “lições” de espontaneidade, alegria, prazer, descoberta. É o que traz satisfação e insatisfação, é o que possibilita permanecer onde se está ou mudar de onde se está. A grande lição – e única – é a descoberta do mundo, de si e do outro, com todas as implicações estruturais dessa descoberta, desse processo.


Comentários

  1. Olá, Vera.
    Tenho em mim o desejo de explorar o mundo, de viajar, de descobrir as coisas, lugares etc., mas não para reter aprendizado, de sentir-se mais sábio ou intelectualizado. Apenas sentir o presente, de experienciar.
    Obrigado.

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    Respostas
    1. Perfeito, mas quando a motivação comportamental não é uma continuidade do presente, todo desejo é geralmente entendido como meta ou frustração, daí sempre caber o questionamento sobre as motivações do mesmo. Se é o fazer por fazer, viajar por viajar, perfeito.

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