Perfídia




Engano deliberado, traição, insídias e estratégias para consecução de objetivos que vão desde encobrir o que se considera vergonhoso até realizar o que se ambiciona pode ser resumido como perfídia. O característico do engano pérfido é a deslealdade, é o fingir, o fazer de conta.

Pode haver traição sem perfídia. E embora na traição haja também deslealdade, pode não existir o faz de conta, o despiste, as máscaras, que, além de esconder, indicam outras fisionomias. 

A pior máscara é a do bem, pois não se pode apoiar o bem naquilo que não é verdadeiro. Máscara é aparência e aparentar é enganar. Disfarçar-se de bondoso é perverso, seduz e impede dúvidas desde quando novas configurações são indicadas por meio da nitidez que dispersa sombras e ambiguidades, mas que esconde sempre outros interesses.

Pérfidos são os indutores. Levam indivíduos a situações que jamais seriam acatadas pelos mesmos, mas que por meios e artifícios aparentam ser diferentes do que são, explorando e confundindo as vivências de proximidade e intimidade. Traficantes de drogas, proxenetas, chefes de quadrilhas, alguns religiosos e gurus, espontaneamente, perfidamente conduzem seus seguidores, devotos, prosélitos, quando buscam usar esses amorfos dependentes para objetivos próprios e desejos espúrios.

Deslealdade, falsificação de regras e normas, de acertos e crenças constituem a manipulação da confiança que se adquiriu e, assim, amantes são enganados e traídos, crianças são corrompidas na sua educação e orientações realizadas, fiéis são iludidos e explorados. As metamorfoses, as transformações, social e familiarmente aceitas, são as ferramentas das pessoas que sempre estão produzindo imagens e se mantendo por engano, deslealdade, traição, perfídia.

A vítima de perfídia se imobiliza em tal nível que sequer pode reagir. Fica imobilizada pelos laços de medo e compromisso, são amordaçadas e manietadas, reduzidas a meras testemunhas do que ocorre, sem voz, sem vez, sem sequer poder gritar. Pérfidos sempre agem por meio de engodos, de compromissos que chantageiam e emudecem.

Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais