Blindagens e distorções do autorreferenciamento



 

Inúmeros indivíduos se sentem com dificuldades de lidar com pessoas e/ou situações, se vitimizam se sentindo incompreendidos e desamparados, e nesse contexto a alienação impera e não há a percepção de si mesmos, dos próprios problemas, não há constatação ou questionamento, o mundo começa e acaba na própria pessoa e tudo é percebido em função de suas satisfações e insatisfações, seus desejos, suas conquistas e fracassos, avaliando e decidindo em função dessas pontualizações. Percebendo o mundo, os acontecimentos, a partir dos próprios referenciais, das próprias necessidades, tudo é categorizado nesse contexto. É o autorreferenciamento – essa maneira distorcida de neutralizar não aceitações – se posicionando no que é valorizado, no que entende como importante e sinalizador de sucesso e aceitação.

 

Esse processo resulta necessariamente em surgimento e ampliação de sintomas – tonturas, tiques nervosos, pânico, ansiedade, depressão etc. – em posicionamentos sobreviventes criadores de inúmeras dificuldades relacionais.

 

Quebrar a blindagem do autorreferenciamento, aceitar que não se aceita, perceber os próprios problemas, deixar de se vitimizar e/ou de transformar os outros em objetos úteis, por exemplo, são possibilidades resultantes do encontro psicoterapêutico. São constatações denunciadas no processo terapêutico, difíceis de ser aceitas, mas que ampliam espaços para novas percepções do próprio processo do estar no mundo, iniciando percepções em contextos diferentes dos posicionamentos estruturantes do autorreferenciamento. É um processo de libertação, de conhecimento e dinamização da vida.

Comentários

  1. Aceita pacientes on-line?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da pandemia passei a aceitar clientes online. Para contato segue meu email: verafelicidade@gmail.com

      Excluir
    2. Nossa, Vera! Eu me encaixo de tal modo no que escreveu que parece até que que se baseou em mim! (hahaha resposta megaautorreferente) Um alívio saber que não e que existem "outros" e os outros". Obrigada. bjs

      Excluir
    3. Que bom Ana, beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais