Magia e realidade
Magia e realidade, em outras palavras, desejo e evidência É comum dizer que somos seres desejantes por sermos incompletos e finitos. A implicação disso é terrível: equivale a dizer que a falta e o limite são os destruidores da harmonia da existência. Pensar o que é completo como sendo isolado, o todo independentemente do que o estrutura e motiva, é arbitrário. É a magia que se estabelece ao imaginar que ao unir dois pontos criamos a reta. É não perceber que a reta existe e ela é apenas uma sucessão de pontos, assim como o ponto é apenas interseção de retas. Não existe o humano sem o mundo, não existe o humano como resultado da criação divina ou simplesmente fruto da evolução biológica. Existe o humano como presença de ser com o outro. Essa interação é mágica e real. Quando negada surgem os despersonalizados transformados em objetos a serviço do sistema despersonalizador, que pode ser a família ou a escola, por exemplo. Negar o outro, achar que somos...