Desacordo

 



 

Muitos indivíduos ao constatar suas impossibilidades, dificuldades e problemas ficam raivosos, se sentem prejudicados. Têm raiva e inveja. Outros, diante de semelhante constatação enfrentam seus problemas, seus impedimentos e mudam, ficam felizes, satisfeitos, sabendo que mudar impedimentos é a solução, sabendo que vencerão o que impede a satisfação e o bem-estar.

 

A diferença entre essas atitudes pode ser resumida em aceitação ou não aceitação. Quando se aceita uma incapacidade ou um problema, começa o processo de cuidar, de se dedicar ao que atrapalha, ao que impede, enfim, ao problema, conseguindo, assim, nesse diálogo, nesse enfrentamento, nesse relacionamento, o completo domínio do malefício que atrapalha e de aceitação da inutilidade dele.

 

Quando se deixa de lado o que problematiza e infelicita, e se busca resultados, se inicia um processo de vitimização e parasitismo para conseguir o que não se tem, e a desonestidade, a mentira, o roubo, o uso do outro, a submissão são as várias chaves, as várias senhas para abrir o caminho de atingir o desejado. Pular etapas nos processos psicológicos, nos processos relacionais é uma mágica impossível. Não há o Fiat lux, não há o gênio da lâmpada, tampouco a fadinha maravilhosa, embora todos sempre sejam invocados.

 

No desacordo, no desespero em não aceitar o que se é e querer ser outro, inúmeras colocações caóticas surgem e de fracasso em fracasso o indivíduo cai em depressão, adoece, chegando até a não saber mais quem é, para poder ser qualquer coisa. Negar a própria realidade, não se aceitar, inventar soluções mágicas despersonaliza. Gera insegurança, uma vida com muito medo da existência, mesmo que essa existência esteja coberta de flores, paetês e neons. 

 

Vida é continuidade, é questionamento criador de mudança responsável pelo bem-estar e felicidade de estar vivo, de estar com o outro, uma continuidade de si mesmo, das suas possibilidades relacionais.

 

📕


Meus livros mais recentes

- "Emparedados pelo vazio - Bem-estar e mal-estar contemporâneos", Vera Felicidade de Almeida Campos, Editora Labrador, São Paulo, 2025


📌 À venda em várias livrarias, para compra na Amazon, aqui 

📌 Para compra no Site da Editora Labrador, clique aqui

 



- "Autismo em Perspectiva na Psicoterapia Gestaltista", Vera Felicidade de Almeida Campos, Editora Ideias & Letras, São Paulo, 2024

📌 À venda em várias livrarias, para compra na Amazon, aqui 

📌 Para compra no Site da Editora Ideias & Letras, clique aqui

 




Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Zeitgeist ou espírito da época

Formação de identidade

Mistério e obviedade

Misantropo

Percepção de si e do outro

A ignorância é um sistema

Solidão