Surpresas esmagadoras


 

 

Assistindo ao filme Norueguês Valor Sentimental, exemplar em descrever questões vivenciais geradas pela descontinuidade, perdas abruptas e não contextualizadas, pensei no impacto de acontecimentos avassaladores e imprevistos.

 

Surpresas são percebidas como esmagadoras quando quebram referenciais, levando o indivíduo a se sentir perdido, apartado do que o definia e situava. Essa vivência é abismal. Dificilmente recupera-se desse inesperado.

 

É comum, na infância, o desespero decorrente da morte dos pais ou de um dos pais. A terra treme e não há explicação para o súbito acontecimento. O desespero passa a ser frequente. Se perde a crença no que está diante, nada significa, pois a qualquer momento tudo pode sumir, desaparecer. Guerras, calamidades, perda do emprego do pai, enfim, transformações sociais, cataclismos climáticos e infinitos acontecimentos psicológicos descontinuam a vivência do estar no mundo com o outro. Essa descontinuidade gera medo, revolta e raiva, e, assim, essas vivências passam a nortear e determinar comportamentos. Não arreda o pé do que desmorona, e como há o desmoronamento, não anda, apenas pula, de maneira descontínua e abrupta, e de pulo em pulo, emendando descontinuidades vivenciadas atinge a explicação que preside motivações e desejos. A necessidade de compor, recompor e explicar preenchendo lacunas é constante. Permanece o vazio, o hiato, a interrupção.

 

A transformação do Zeigarnik (interrupção), da descontinuidade de vivências é fundamental para recompor abismos existenciais, vivências vertiginosas e desesperadoras.

 


📕


Os livros abaixo, e outros da autora, estão à venda na Amazon e em várias livrarias online e físicas, assim como nos sites das respectivas editoras. Garanta o seu exemplar.
 
 "Como bem nos alerta a dialética, o homem se desenvolve mesmo na alienação" - Vera Felicidade, in: Tudo é relacional - Causalidade nada explica 

"Para haver mudança não basta vontade e desejo de mudar, são necessárias antíteses, situações, realidades que se antagonizem" - Vera Felicidade, in: Emparedados pelo vazio - Bem-estar e mal-estar contemporâneos 

 "Transformar o indivíduo que está impermeabilizado em participante,  via enfoque psicoterápico, é criar novos encontros, novas configurações" - Vera Felicidade, in: Autismo em perspectiva na Psicoterapia Gestaltista

 

 

 


 

Comentários

Contato

verafelicidade@gmail.com

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Zeitgeist ou espírito da época

Formação de identidade

Mistério e obviedade

Misantropo

Percepção de si e do outro

A ignorância é um sistema

Solidão