Simples e complexo

Perceber o simples decorre da neutralização de acréscimos e atalhos geradores de distorções, de dificuldades. Perceber a simplicidade é quase impossível; é muito difícil pois o contexto, as diversas variáveis, as inúmeras circunstâncias camuflam e obscurecem. Não é uma questão de significado, é uma questão de aposições e justaposições.

O Princípio de Ockham* diz que tudo sempre tende para o mais simples, cientistas afirmam que a natureza é parcimoniosa; essas são diretrizes apropriadas quando constatamos processos contínuos. Tudo que é aderente é agregado. Estes agregados são também suportes, as vezes ocultadores, do que está acontecendo. Ao se deter no que ocorre, sem objetivos nem explicações, consegue-se perceber o que está acontecendo. Ao querer incluir o que está acontecendo em alguma função ou propósito, atribui-se valores, novos agregados, situações extras. Tudo fica muito complexo. Precisa-se de mais informação, verificação e garantias para saber se o que se percebe é o que se percebe. Complexidades passam a existir e fica difícil desenrolar o fio da meada; assim nada é simples e os efeitos têm que ser explicados pelas suas causas. Cortes abruptos, separações, arrebentam e reduzem as situações a sua simplicidade. É a Navalha de Ockham, mal usada. Mutilações, fragmentações, chega-se ao simples decepando.

O simples é o inteiro que só é percebido quando se trilha suas decorrências, quando se percebe que o complexo não é o diferente dele: é outro simples a ele agregado.

No dia a dia da clínica psicológica vemos que tudo é re-estruturado quando se percebe o que é problema, o que é desejo, o que é solução, quais os valores que estão atrapalhando a percepção da boa forma (Gute Gestalt).

Infelizmente a complexidade ainda é percebida como antagônica à simplicidade. Conseguimos utilizar a Navalha de Ockham quando nos detemos no presente, quando vivenciamos os problemas enquanto problemas, sem os desvios criados pela busca da solução dos mesmos.


* "A Navalha de Ockham" ou "O Princípio de Ockham" são expressões que resumem a idéia básica do filósofo medieval e frade inglês William of Ockham, século XIV  (Guilherme de Occam) que criticava a metafísica medieval; ele pretendia uma separação entre filosofia e metafísica onde ficava clara a abordagem "direta e econômica" da filosofia e a abordagem "dos excessos" da metafísica, sobretudo no campo do conhecimento. "Entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem" - "não se multiplica os entes se não for necessário", essa é a máxima que fundamenta sua separação entre filosofia (e ciência) X metafísica (e teologia). Esse princípio lógico é também associado a Lei da Parcimônia (Lex Parsimoniae) que recomenda a explicação mais simples ou a teoria que implique em menor número de premissas. Obviamente essa não é uma regra a ser seguida cegamente, mas sim um alerta aos excessos, à dispersão no supérfluo.


 "A Filosofia na Idade Média", Etienne Gilson

Cubo mágico ou Rubik's Cube



verafelicidade@gmail.com

Comentários

  1. Olá Vera. Maravilhosa leitura para iniciar minhas leituras de 2012 :-)

    Como você constuma afirmar: "o todo não é a soma das partes" e neste artigo isto fica não um lema a ser gravado, mas sim compreensão: "O simples é o inteiro que só é percebido quando se trilha suas decorrências, quando se percebe que o complexo não é o diferente dele: é outro simples a ele agregado" ou como você escreve em "Terra e Ouro são Iguais", citando os indianos: "... Do todo, o todo retirado, o todo sozinho permanece". É fantástico como você transita de afirmações abstratas como estas para o "dia a dia da clínica psicológica"! É uma mágica o que acontece em nós a partir do contato com seu pensamento! Obrigada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vera, bom dia.
    Incrível como esse texto me levou a várias questões. Sempre achei sua teoria muito simples e ao mesmo tempo muito complexa, mas entendia isso de uma forma confusa. Você conhece o “princípio da mínima ação” em física? Ele decorre justamente da noção de “natureza parcimoniosa” que você coloca. Porém, a noção inicial era muito “simples”, pensava-se que, na natureza os corpos se movimentavam sempre procurando os caminhos mais curtos; séculos depois, perceberam que, na verdade, os corpos procuram o caminho mais rápido (com menor tempo), até que no sec. XVIII chegamos ao conceito de "ação", que, aparentemente é muito mais complexo, no entanto, globaliza tudo, pois dá conta da física clássica e moderna. Ou seja, como você diz, “Não é uma questão de significado, é uma questão de aposições e justaposições”. A natureza tende ao simples, mas para descrevê-la precisamos perceber o simples como o inteiro, sem fragmentações, não é isso?
    O mesmo vale para como encaramos nossos problemas. Pela não aceitação, ora complicamos tudo com conexões forçadas, distorcidas, ora fragmentamos o problema, encaixando-o e rotulando-o, numa pseudo simplificação, assim nunca globalizamos. Se queremos mudar, não tem outro jeito a não ser encarar os problemas tal como eles se mostram, ou seja, "sem os desvios criados pela busca da solução dos mesmos".
    Adorei!
    Bjs

    Ioná.

    ResponderExcluir
  3. É Ana, tudo está integrado e em relação. Seus comentários são expressão disto. Obrigada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Ioná, obrigada pelos seus comentários, ilustram muito do tema que desenvolvi. As coisas não "tendem ao simples", as coisas são simples.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Simples e Complexo
    Vera, seus textos pra mim foram difíceis de entender inicialmente dada a simplicidade, diziam bem mais com menos palavras. O simples também pra mim não é o fácil. Talvez por que a gente cresce em uma cultura que exige metas, padrões, que avalia. A neurociência verificou que quanto mais alto o QI de um indivíduo, menos ele pensa – por que somente os circuitos neuronais necessários entram em ação, sem interferência e ruídos de fundo desnecessários, por assim dizer. O conceito da justaposição me lembrou imagens sobrepostas que tonam o contorno das formas cada vez mais difícil de discernir.
    A economia diz que os recursos são escassos, mas o sistema econômico funciona sobre a premissa de crescimento constante para se manter. Em geral não se vê, nem questiona, essa contradição. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Augusto, só se pode entender quando se globaliza, quando tal não ocorre, surge uma porção de conclusões fragmentadas, estruturadas em outros contextos. Seu comentário exemplifica isto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Vera, eu adorei este texto. É realmente fantástico como o complexo pode realmente se mostrar bem simples quando as aderências são retiradas.

    Entendo isso que você diz do complexo não ser antagônico ao simples e toda vez que acontece comigo essa mudança de ponto de vista, toda vez que eu consigo sair da confusão das ideias com todas as suas variantes impostas pelos preconceitos e metas e passo para um pensamento linear e limpo, percebo que ainda se trata da mesma coisa, só que a simplicidade aflora e sempre mostra aquilo que é a raiz de tudo: a minha não aceitação. Falando assim, parece genérico, problemas decorrem de não aceitação, mas cada vez que nessa simplicidade eu me encontro com a a minha não aceitação, mais dela me dou conta e de imediato algo muda, como num movimento só. Ver o simples, sem aderências, sempre transforma de algum modo.
    Não sei se está muito claro o que escrevi... rsrs...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Natasha, tem todo o sentido o que você fala: "É realmente fantástico como o complexo pode realmente se mostrar bem simples quando as aderências são retiradas."

    As coisas só são nebulosas, confusas quando se tem a priori ou meta a atingir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela resposta, Vera. Eu adorei o vídeo também. Já tinha visto algumas pessoas dando dicas de como resolver o cubo, mas sempre me pareceu difícil demais. Fiquei espantada com a simplicidade. Adorei! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Natasha, a resolução do cubo com dois movimentos, neste video, só é possível porque ele já tem parte do cubo na posição correta (peças azuis e verdes). O Cubo de Kubik pode ter milhões de posições de embaralhamento que não são solucionadas com estes dois movimentos. O vídeo é um exemplo da Navalha de Ockham mal usada, malandragem da navalha... rsrsrs. O importante é entender que todo complexo vira simples quando se encontra o fio da meada. Coloquei este vídeo para dar margem a entender as distorções, às vezes faço isto com livros quando coloco fotos de livros de Jung, Freud, Nietzsche etc.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hããã... Entendi. Quanto aos livros, já tinha notado, mas o cubo me pegou! rsrs...
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais