Verdades e mentiras

Quem nunca se perguntou sobre a veracidade ou falsidade de algum relato, de alguma notícia e até da própria visão sobre um determinado acontecimento? É comum surpreender-se enganado, ludibriado. Descobrir que está sendo enganado, por exemplo, é libertador se vivenciado sem as amarras do compromisso. Esta mesma descoberta - ser enganado - é também mortal, aniquiladora de todos os sonhos e confiança depositada (no outro).

Acreditar e duvidar são polos de um mesmo eixo: a constatação de um acontecimento, de uma ocorrência. 

Tudo que acontece pode ser percebido, embora nem sempre constatado. Diante de fatos, acontecimentos, percebemos e também inserimos esta percepção em redes de memórias e vivências. A inserção é a constatação, é a percepção da percepção, às vezes representação ou interpretação do acontecido. Destas vivências são estruturadas crenças ou dúvidas. 

Saber o que é e o que não é, acreditar que tal fato ocorreu ou não, enfim, dúvidar é defrontar-se com o lacunar, o incompleto. A dúvida é motivante, tanto quanto angustiante: ao gerar a busca de certeza e garantia, desconsidera o que acontece. A necessidade do flagrante, da prova é redutora das possibilidades relacionais; só ocorre quando não existe disponibilidade, confiança no que é percebido. Deter-se no que ocorre é suficiente, é revelador. Utilizar o que ocorre para estabelecer os selos de garantia, estabelecer a confiança é alienador.

Crimes, faltas, traições, usos e abusos exigem ocultação e despiste. Esta idéia de falta, de abuso, de oportunismo, é característica das relações estruturadas em apropriações e enganos. Focado nas próprias necessidades, o indivíduo lança mão de qualquer coisa para aplacá-la, tornando-se agressor ou vítima; é a sobrevivência, a perversão, a maldade. Neste nível de sobrevivência, enganar é o paradigma, o modelo usado para estruturar comportamentos. 

Aceitação do que ocorre ou do que se percebe como ocorrido, é estruturante de comportamentos  disponíveis, dinâmicos, questionantes; enquanto a não aceitação do que ocorre estrutura rigidez, fanatismo, certezas absolutas, desconfianças, enganos.

Acreditar no que se percebe, acreditar no que se acredita é unificador mesmo quando considerado delirante por outros. O importante não é estar certo ou errado, mas sim, estruturando disponibilidade inclusive para perceber engano onde antes havia certeza; isto é a mudança.
















"O mito da doença mental", de Thomas Szasz
"Macbeth", de W. Shakespeare

Comentários

  1. Olá Vera!
    Muito interessante a sua postagem!
    Nascer não é opção. Morrer é uma certeza. Viver é uma escolha. Anular a vida é uma tolice. O hoje, na verdade, é tudo o que temos para o dia.
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “KUDURO, O CÃO” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, seu "viver é uma escolha" me lembrou Fernando Pessoa: "navegar é preciso…".

      Abraço

      Excluir
  2. Não só os temas escolhidos, mas a maneira como você os desenvolve são muito estimuladores tanto para pensar sobre os conceitos, quanto para pensar as próprias situações vividas. E esta desconstrução constante que você faz dos pensamentos corriqueiros, desacomoda, incomoda e finalmente nos revela: é tão fácil se sentir vítima de traições e enganos, mas só questionamentos inteligentes como o seu pode nos fazer perceber nossa participação ativa em tais enganos; cegueiras anteriores não nos justifica, ao contrário, nos condena, sejam pelas metas, sejam pelas necessidades. Acho mais difícil entender a dúvida ligada a acontecimentos que não nos envolve, relatos, notícias, mas entendi que em contexto de disponibilidade, ater-se à própria percepção das coisas não impede a mudança de percepção.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vera.
    Muito bom, seu texto. São questões com as quais nos deparamos todos os dias, porém dificilmente entendemos dessa forma. Quando divididos (a dúvida é também divisão, não?), muitas vezes duvidamos do que percebemos, nos enganamos (e enganamos) e seguimos buscando provas da verdade, garantias de fidelidade. Assim não há entrega, não há mudança. Que vida essa, hein?
    O último parágrafo é perfeito!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ana e Iona,

    Obrigada pelo comentários.

    A dúvida sempre motiva!!! Reli: "A dúvida continuada dilacera" (post de 7-julho-2011) e encontrei: A afirmação negada que possibilita uma pergunta é a dúvida… e também: A dúvida nos movimenta ou nos emperra. Quando ela nos detem, ela divide, dilacera, fragmenta.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais