Aflição e incerteza

 


 

A busca de resposta, o clássico ser ou não ser de Hamlet, uma eterna questão humana, agora é transformada em expectativa de resultado. O binário, o clicado, o determinado prevalecem. Essa redução da realidade e dos propósitos e vivências às contingências, transforma o ser humano em objeto. Objeto de expectativa, adorador de resultados atingidos, desde a vitória de seu time às notas obtidas em sua tese de doutorado.

Entre o agora e o depois há o abismo da espera e da dúvida. A curiosidade, a torcida, o desespero, a aposta são a chave mágica que, acionada, possibilita calma após as agruras do esperar. Apostar e torcer preenchem o abismo da expectativa. Incluir o sagrado, fazer promessas às divindades é construir pontes para encurtar o desejo de agarrar o esperado.

A expectativa está mais próxima do desistir que do acreditar. Quando se tem certeza, expectativas não são estruturadas. As certezas são monolíticas, não têm vazio, vácuo a ser preenchido. Por exemplo, de uma maneira geral não temos expectativas de quando acontecerá nossa morte, pois temos certeza que ela virá. A certeza, a evidência são apodíticas: aquilo que existe, que se demonstra, que é uma noção lógica que não se pode refutar, é por si só evidente, verdadeira, não pode ser negada. Infelizmente as expectativas, as metas, a não vivência do presente deixa-nos apenas como irrefutáveis o nascimento e a morte, ou seja, situações que geralmente independem de nós. Terrível esse resultado, pois mostra como a manipulação, a sonegação tudo atingem, em outras palavras, como circunstancialização e despersonalização alienam o indivíduo.

 

Comentários

  1. é a experiencia, a vivencia que antecede tudo no ser humano. Isso que veio no meu pensamento, se isso esta certo ou errado, ai não sei.
    Bjão,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que você falou Freddye, a vivência, a experiência, é o que vai constituir as explicações sobre o que se vivencia, estruturando assim a priori que se transforma em certezas, via de regra falsas, pois transferidas de contextos diversos. Beijos!

      Excluir
  2. O que pensei sobre a lógica de certa froma explica muitas coisas. Mas a experiencia, a vivencia domina, é tipo a frase de sartre ' a existencia presende a essencia". não sei se falei o certo mais o aqui agora é para muitos um abismo.
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais