Aglutinação

A superposição de situações, de contextos, cria adensamentos geralmente explicitadores e tradutores do que se realiza. Esta é uma configuração que permite nitidez, globalização, pois se começa a perceber as inúmeras variáveis intervenientes, dependentes ou independentes do que ocorre.  Entretanto, pela reversibilidade dos processos e suas implicações, os adensamentos gerados pela confluência de variáveis, transformam-se em um obstáculo à percepção do que se desenrola.

Frequentemente, em caso de dúvida e ambiguidade, quanto mais se sabe o motivo, menos nítida fica a percepção. Por exemplo: a decepção, quase certeza de estar sendo enganado, traído, jamais se confirma, pois o que comprova os fatos - as dúvidas - gera ambiguidade. Querendo saber, querendo resolver se distancia cada vez mais, criando expectativas, metas de esclarecimento e solução. Exatamente aí se perde a nitidez, tudo conflui, aglutina e se transforma em caroço, que polariza e reacende incertezas.

Apenas na radicalização se pode cortar estes nós, este acúmulo gerado pela insegurança que tudo amealha e então atingir os significados aglutinados, suas linhas configuradoras.

Lidar com certezas e dúvidas é sempre questionar, é transformá-las em pontos de esclarecimento, gerando ambiguidades criadoras de divisões e também responsáveis por mudanças e variações comportamentais: muda a percepção, muda o comportamento. As incertezas criam vacilações, inconstância, por isso nos compacta, aglutinando as percepções nas suas possibilidades de incerteza.

O que é rígido é mais fácil de fragmentar. O que é flexível, não aglutinado, permite elasticidade, flexibilidade que é a chave para disponibilidade e apreensão da globalidade do que acontece.




“El Pensamiento Visual”, de R. Arnheim

verafelicidade@gmail.com


Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais