Fracasso

 




Sentir-se fracassado é uma das reconfigurações de dinâmicas psicológicas criadas por novos posicionamentos. Ao se posicionar como fracassado, o indivíduo reduz também todos os relacionamentos e vivências a resultados, a conquistas e vitórias. Essa contabilização ou mercantilização afasta e diminui a possibilidade de realização de seus propósitos ao tentar ampliar suas oportunidades.

Educado para vencer, para não fracassar, aprendendo e pensando que o mundo é dos mais fortes, dos espertos e vitoriosos, ele se agarra ao que vai conduzir a esses resultados. Voltado para o futuro, para seus sonhos, seus desejos, e o que julga como seus direitos ou recompensas, ele não percebe, não vivencia o presente, não vivencia as frustrações e toda e qualquer dificuldade que contribua para sua desaprovação, estabelecendo assim, as bases de sua despersonalização: ele retira os pés do chão e caminha nas nuvens dos desejos. Sempre assim, pensando tudo pelos filtros decisórios do que vai impulsionar, do que vai ajudar, segue sonhando com o grande momento de atingir o topo, de ser consagrado.

Após algum tempo de vida percebe não ter saído do rés-do-chão, percebe que está lá embaixo à mira dos vitoriosos. Nada aconteceu. A vida falhou. Os enganos se cumpriram. Nada, nem ninguém ajudou, sequer houve retribuição do que foi empenhado. Sente-se reles: um fracasso. Esse posicionamento é determinante para estruturação da raiva, do medo e da ansiedade. O sentir-se injustiçado e não reconhecido é a constante de seus dias. Espera ajuda e cobra participação. Quando encontra alguém que acena com a possibilidade de atualizar suas demandas, isso se torna a tábua de salvação que aparece, a escada para o sucesso que se insinua. Os sonhos antigos recomeçam, as metas ressurgem e, consequentemente, a frustração, a sensação de "de novo falhei" retorna. A exacerbação dessas vivências estrutura flutuações conhecidas como bipolaridade, na qual, quando estimulada e momentaneamente dando certo, tudo fica OK, para em seguida, quando falha surgir então o desânimo, a depressão. Sem autonomia, sem aceitação de seus limites e dificuldades, o indivíduo se torna desesperado, desanimado, fracassado.

Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais