Perder a qualidade das vivências despersonaliza

 

Todo limite transposto gera revolta, assim como satisfação. O que é Figura (o que se percebe) é a satisfação. Entretanto, o estruturante dela é a revolta, é a não aceitação do obstáculo. Perceber limites e não integrá-los, seja eliminando-os ou mantendo-os, cria propósitos, metas e métodos de convivência despersonalizados, pois sinalizam adaptação e desadaptação. É esse processo que explica a vivência tão constante da busca por resultado, assim como a vivência do medo em situações já superadas de limites ultrapassados.

 

A questão não é conseguir, a questão é se libertar. Quando tudo é orientado em função de resultados, de vitórias e performances, a linearidade passa a imperar no cotidiano das pessoas. Vive-se por ou para. O como, o processual é perdido, descontinuado. Tudo é reduzido ao aspecto quantitativo. Perder a qualidade das vivências despersonaliza e gera bem sucedidos ou fracassados. Enfrentar ou desistir são vivências que parcializam, pois são estabelecidas apenas na própria individualidade. Querer enfrentar, querer desistir é diferente do dever ou precisar enfrentar ou desistir.

 

O diálogo do indivíduo consigo mesmo é sempre esclarecedor. É questionamento e determinação, bem diferentes das imposições do ajuste ou desajuste.

 

Ser necessário é uma facticidade contingente, geralmente alienadora, pois é a espada de Dâmocles balizadora do espaço, da escolha e da ação. Retirar a espada muda a baliza/limite e descortina outros processos, outras demandas, outros problemas e outras soluções. Apropriar-se das vivências e escolhas,  das realizações e fracassos dinamiza e é um processo humanizador. Seguir a corrente ou remar contra a maré geralmente despersonaliza.

 

📕

Os livros abaixo e outros da autora estão à venda tanto na Amazon, quanto em várias livrarias online e físicas, assim como nos sites das respectivas editoras. Garanta o seu exemplar 👇

🔘 Para informações sobre a autora

 

Comentários

Contato

verafelicidade@gmail.com

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Zeitgeist ou espírito da época

Formação de identidade

Mistério e obviedade

Misantropo

Percepção de si e do outro

A ignorância é um sistema

Solidão