Vítimas e carrascos
Não conseguindo realizar seus desejos e sonhos, muitas pessoas colocam a culpa na sociedade e na educação, ou seja, nos outros. Surgem, desse modo, as vítimas, os frustrados. Essa vivência se caracteriza por inveja, ressentimento e raiva. Transformados em aves de rapina de bico quebrado, nada conseguem, salvo chorar, reclamar e invejar, constituindo o batalhão de ressentidos, agressivos, preconceituosos e discriminadores. De vítimas se transformam em carrascos. Tudo que estiver sob seu controle e ordens é penalizado ora pela humilhação, ora pela exigência de excesso de trabalho. Chefes autoritários e frustrados por não serem os donos da empresa, por exemplo, e donos da empresa insatisfeitos por não serem multinacionais, eles, que não se aceitam e não aceitam a realidade que têm, se comportam como vítimas e como algozes.
Bastaria perceber que, se o mundo que vivenciam, se o que sentem é, por eles próprios, considerado inaceitável, esse estado de não aceitação é que é o problema. Nada pode frutificar sem que problemas sejam aceitos. Não adianta fugir do que é a própria pessoa: seu aspecto físico, suas relações sociais e econômicas. É preciso aceitar suas características e vivências para que possa transformá-las. É o processo do indivíduo com ele próprio, não pode ser realizado por decretos, sanções e boas oportunidades, ajudas ou apoios dos outros. É a aceitação do que existe que vai permitir que tudo seja percebido de outra forma e assim transformado. Essas mudanças são intrínsecas ao processo de aceitação. Em outras palavras: basta aceitar que a mudança se torna possível. Viver querendo ter 1,80m quando se tem 1,60m causa frustração e cria vários artifícios. Quando se aceita 1,60m não há mais o desejo de ter 1,80m, a meta desaparece, pois ela é construída, ela é um deslocamento da não aceitação.
O processo terapêutico faz mudar. Não se muda copiando, mas se dedicando ao problema. Se muda apreendendo as contradições geradoras do empecilho, da dificuldade, do problema enfim.
📕
📌 Pré-venda na AMAZON, compre logo o seu exemplar ✔ o frete é grátis enquanto durar a pré-venda. A entrega será ainda neste mês de novembro.
✔ "Tudo é relacional, causalidade nada explica", Vera Felicidade de Almeida Campos, Editora Labrador, São Paulo, 2025
Outros livros recentes
- "Emparedados pelo vazio - Bem-estar e mal-estar contemporâneos", Vera Felicidade de Almeida Campos, Editora Labrador, São Paulo, 2025
📌 À venda em várias livrarias, para compra na Amazon, aqui
📌 Para compra no Site da Editora Labrador, clique aqui
- "Autismo em Perspectiva na Psicoterapia Gestaltista", Vera Felicidade de Almeida Campos, Editora Ideias & Letras, São Paulo, 2024
📌 À venda em várias livrarias, para compra na Amazon, aqui
📌 Para compra no Site da Editora Ideias & Letras, clique aqui
🔘 Para informações sobre a autora



.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário