Loucura americana



Os Estados Unidos da América, exemplo de democracia moderna, é formado por vários Estados que detêm grande autonomia e que o constitui como uma nação. Em alguns desses Estados, o darwinismo - o evolucionismo - é desconsiderado e até proibido e prevalece o criacionismo. A ciência é banida e o que vale é a fé, a crença e o conservadorismo mantido pela educação baseada em ideias de bem/mal, contaminação/pureza que os levam, por exemplo, a afirmações como: "países do eixo do mal”, “não vamos contaminar nossas crianças com ideias ruins, comunistas e anti-religiosas”. Isso é terrível, é ignorância, quase impossível em um país criador de tecnologia avançada, mas, a ignorância e os preconceitos vigoram e dão frutos como as recentes notícias demonstram.

Na última semana, a Conselheira Evangélica do Presidente Trump fez uma postagem de vídeo nas Redes Sociais, aconselhando os americanos a “inocularem-se com a palavra de Deus” ao invés de tomarem a vacina contra gripe. O vídeo teve enorme repercussão pois o país está em plena campanha de vacinação após o aumento substancial da doença, inclusive com vários óbitos de crianças no mês de janeiro. O conselho era: “Simplesmente repitam várias vezes: ‘Eu jamais terei gripe, eu jamais terei gripe’“, diz a Conselheira.*

A ignorância e a mentira ceifam vidas, é um panorama medieval instalado na maior nação moderna. Esse fato deixa claro que dogmatismos religiosos, preconceitos e lideranças desvairadas ressurgem mitos, mentiras e ações aniquiladoras do progresso, da ciência e do ser humano.

--------------------------------
* “Just keep saying that ‘I’ll never have the flu. I’ll never have the flu,’” she continued. “Inoculate yourself with the word of God. Flu, I bind you off the people in the name of Jesus. Jesus himself gave us the flu shot. He redeemed us from the curse of flu.” - Gloria Copeland (Evangelist preacher and member of Donald Trump’s faith advisory council).

THE GUARDIAN
"Evangelical Trump adviser tells people to skip flu shots in favor of prayer" - https://www.theguardian.com/society/2018/feb/07/evangelical-flu-shot-pray-donald-trump-gloria-copeland?CMP=fb_gu



Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais