Desvincular


 
A separação sistemática de acréscimos, de acúmulos, enfim, de condensações, é feita pelo questionamento das próprias motivações. É isso que permite atingir as sistematizações dos resultados buscados. Não existe nada que seja puro ou único, tudo está vinculado a tudo, entretanto, só quando é apreendida a essência, o constituinte imanente dos processos, é que eles podem ser configurados, é que eles fazem sentido.

Sempre há um ponto de interseção que tudo explica na vida dos indivíduos, mas é preciso saber que esse ponto não é causa, não é origem. Ele é uma confluência, um nó, um espessamento, que ao ser discernido e distinguido, desvinculado de seus estruturantes, possibilita compreensão, entendimento, descoberta. Essa é a vivência cotidiana resultante dos processos psicoterápicos, tanto quanto das descobertas, dos momentos de Eureka! que mudam o mundo, como a ciência e as verdades ou apreensões individuais que muito esclarecem. É o insight, e é, da mesma forma, a separação do joio do trigo citada na Bíblia, assim como a transcendência que vai permitir iluminações espirituais.

Desvincular é também questionar os próprios interesses, as próprias conveniências que mudam e avaliam ações familiares, políticas e sociais.

Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

“É milagre ou ciência?”

A possibilidade de transformação é intrínseca às contradições processuais