SOMAR - contratos e permissões

 

 

Acrescentar, aumentar, adicionar é o resultado conseguido quando se soma. Essa operação matemática, por analogia, pode ser um modelo explicativo do comportamento humano. O propósito de ampliar, aumentar o que se tem, o que já se conseguiu, o que se quer, é atitude característica de expandir. O expansionista, o que luta por acréscimos parte sempre de um vazio incomensurável. Nunca haverá complementação satisfatória, pois se houver, o propósito de acrescentar será destruído, tanto quanto sua meta e objetivo, e desse modo a imobilidade reina.

 

Nesse sentido, somar é vitalizar, é animar e empreender. Balzac, em Le Père Goriot enfoca essa atitude de usura e ganância em sua brilhante descrição dos hábitos e comportamentos dos personagens. Buscar, conseguir, manter. Essa é a melodia, o compasso mantido, o representante do existir quando se busca acréscimo ao que se valoriza, considera e luta. São os grandes empreendedores e suas empresas estáveis, os clãs nos quais a manutenção do ilustre nome e da amealhada fortuna são os imperativos comportamentais que tudo estabelecem. Só existe comunicação, motivação, propostas de realização e consideração do que é adequado para que mais se adquira, e estar atento é, então, somar, acrescentar, conseguir melhoras. Atletas, acadêmicos e cientistas, também artistas, enfim, pessoas em todos os campos buscam sucesso e conservação do adquirido. Somar é acumular, e, assim, prover e ser provido, tanto quanto somar é reduzir processos aos seus resultados, e quando isso ocorre, somar é destruir empenho, motivação e participação à acertos e contratos. Essa atitude explica a vida voltada para os contratos, expectativas e acertos sociais. Os relacionamentos amorosos são gerados e realizados enquanto compromisso: é o clássico casamento, seus direitos e deveres. Ódio, raiva, medo e culpa são absorvidos e absolvidos pelos padres, gurus e religiosos que estão no topo do saber acumulado, da soma geral do entendimento humano. Tudo é fácil se seguir a linha, tudo é possível se estiver no caminho certo, acumulando graças, somando prazeres e mantendo verdades ilusórias.

 

Essa é uma forma frequente dos processos de alienação na busca desesperada de acumular bens, dons, direitos e propósitos.

 

 --------------------------------------------

 

LANÇAMENTO - meu livro mais recente: "Autismo em Perspectiva na Psicoterapia Gestaltista", Editora Ideias & Letras, São Paulo, 2024 - à venda nas livrarias online e físicas, clique na imagem 👇

Livro


 

Comentários

Os mais lidos

Polarização e Asno de Buridan

Oprimidos e submissos

Sonho e mentiras

Formação de identidade

Zeitgeist ou espírito da época

Mistério e obviedade

Misantropo

A ignorância é um sistema

Percepção de si e do outro

“É milagre ou ciência?”